Saúde parte V

Pasteurelose

 

Olá amigos!
Continuamos com os artigos sobre a saúde dos nossos animais, hoje o artigo será direccionado para a pasteurelose, uma doença em que a bactéria, a Pasteurella multocida encontra-se no organismo dos coelhos, tornando-se perigosa nos momentos em que o animal encontra-se com as defesas imunitárias diminuídas.
Os coelhos doentes possuem alguns sintomas, como por exemplo:
– Alterações respiratórias
– Moléstia
– Febre
– Perda de apetite
– Abcessos e infecções do sistema reprodutor (abortos, infecções uterinas, orquites e mamites)
– Nos casos mais graves pode ocorrer septicemia, levando á morte do coelho.
O tratamento deve ser dado pelo seu veterinário, após exames ao coelho, todavia, existe a prevenção, e essa cabe a nós donos executar, como uma boa limpeza ao sítio onde o seu animal vive, o espaço onde ele frequenta deve ser um sítio sempre limpo, de forma a evitar doenças; evitar situações de stress ao coelho, como barulhos muito intensos, pessoas desconhecidas; afastar coelhos suspeitos do seu animal e por último a vacinação.
Espero ter esclarecido um pouco sobre mais uma doença que pode ocorrer nos nossos companheiros, se apresentar alguma dúvida pode colocar no blog, que tentarei responder o mais depressa possível e correctamente.
Obrigada por visitar o nosso blog!

 

5 Respostas so far »

  1. 1

    rogerio said,

    meu coelho tem 8 anos esta com a orelha caida do lado direito ,esta com uma bollha na pele no lado interno da orelha colocando secreçao branca proximo aentrada do timpano,pesso -lhe se possivel como posso trata lo que medicamento grato……

  2. 2

    coelhomania said,

    olá Rogério!

    Aconselho-o a ir o mais depressa possivel a um veterinário, visto que, o seu coelho pode estar a desenvolver uma infecção, ou até mesmo sarna auricular, todavia só o veterinário pode dar a certeza e o tratamento adequado.
    Desejo melhoras e felicidades para o seu coelhinho.
    Boa sorte!

  3. 3

    João Morais said,

    Vou ter exame de Doenças Infecciosas de Medicina Veterinária e vinha à procura de informação sobre Pasteurelose quando parei neste blog e li o caso do coelho.
    Trata-se muito possivelmente de uma otite, o que poderá confirmar se o coelho tiver a cabeça rodada em relação ao plano paralelo ao chão.
    Deve consultar imediatemente um veterinário próximo de si.
    O problema é de fácil resolução, não se precoupe🙂

  4. 4

    Ana Martins said,

    O meu coelhinho anão morreu há cerca de dois meses.Ficou doente sem nada o prever, tinha quase 5 anos.começou por se isolar, deixou de comer e beber água e coxeava ligeiramente de uma pata.Levei-o ao veterinário que me disse que ele estava com uma patologia de pasteurela, e administrou-lhe uma injecção ao certo não sei de que medicamento. no dia seguinte o meu coelho tinha um torcicolo bastante pronunciado, durante cerca de uma semana foi todos os dias ao veterinário e levou sempre uma injecção, penso que de antibiótico.A sua situação foi piorando sempre, levei-o a outros veterinários, mas nenhum me soube dizer ao certo qual o problema do meu coelho.ao fim de uma semana e meia o meu coelho tinha o pescoço completamente torto, não se conseguia segurar de pé, andava em circulos e o pouco que comia e bebia era por uma seringa….teve de ser abatido! Já passou algum tempo mas esta dor ficou comigo e com a minha familia que o adoravamos! Será que me pode dizer alguma coisa sobre esta doença.será que o problema do meu coelho era a pasteurelose ou um grave problema neurológico identico á meningite, como me disse uma das veterinárias que o consultou?

  5. 5

    coelhomania said,

    mudamos de endereço, se ainda estiver interessada na minha opinião, diriga-se a http://www.coelhomania.com.
    Um obrigado e lamento imenso a sua perda.


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: