Saúde parte IV

Sarna

Olá amiguinhos, estamos de volta com um novo tema sobre a saúde dos nossos coelhinhos, neste artigo vamos falar da Sarna que é uma doença que também ataca os nossos animais.
Existem dois tipos de Sarna, a auricular e a dermatite, ambas precisam de tratamento do veterinário.

Sarna Auricular – Este tipo de sarna é ocasionada por dois parasitas, Psoroptes  communis e Chorioptes cuniculis, que se localizam dentro do ouvido do coelho, na parte profunda da pele, chegando a matar o animal.
Os primeiros sinais da doença manifestam-se através de uma forte irritação no ouvido do coelho, seguindo uma inflamação e formação de uma secreção espessa passando a ser serosa e amarelada, chegando á formação de crostas ou escamas que acabam por fechar completamento o ouvido do seu animal.
O coelho acaba por ficar muito fraco e acabam por inclinar a cabeça para o lado doente, tentando assim coçar a orelha com as patas.
O tratamento só pode ser dado pelo seu veterinário, caso suspeite que o seu animal apresenta estes sintomas dirija-se o mais depressa ao veterinário para que a doença não se agrave e que a cura seja mais rápida.

 

Sarna do Corpo – Este tipo de Sarna tem como característica a formação de crostas na cabeça dos coelhinhos, particularmente na boca, olhos e nariz e nos casos mais graves chega às patinhas e aos órgãos genitais.
As primeiras manifestações desta doença começam com a picada do parasita causando uma forte irritação, originando o aparecimento de um líquido que quando seca forma crostas.
O parasita da Sarna encontra-se debaixo da pele do animal onde alimenta-se do sangue do próprio.
Devido á doença começar na cabeça, os lábios do animal começam a inchar e o coelho não consegue alimentar-se devido á dor e á dificuldade que sente a mastigar, devido a isso o animal acaba por emagrecer e ficando demasiado fraco, originando a morte.
O tratamento da doença cabe ao veterinário decidir, tenha atenção aos sintomas e caso suspeite que seja esta doença dirija-se o mais depressa ao veterinário, esta sarna também se transmite ao ser humano.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: